Confesso que demorei algumas horas para escrever este texto. Realmente fui bem impactado pela decisão dos eleitores do prêmio Bola de Ouro, da revista France Football, terem escolhido Rodri, do Manchester City, como o melhor do mundo ao invés de Vinicius Júnior, do Real Madrid.
Enquanto um apareceu com um pouco mais destaque por um período de 30 dias (Eurocopa), o outro conseguiu ser impactante em seu time por pelo menos seis meses e assim garantiu títulos como La Liga, a Copa do Rei e a UEFA Champions League.
Mas ao ler os critérios da premiação, percebi o quanto a edição foi permeada por uma hipocrisia colossal. Além dos títulos, do impacto individual e de alguns números, outros dois pontos foram levados em conta pelos votantes: fair play e classe.
Sabemos que Vini é um provocador, e assim como a maior parte das pessoas que contam com essa característica, não gosta de ser provocado. Mas na mesma noite em Paris, foi dado o prêmio de melhor goleiro da temporada para Emiliano Martínez (Argentina/Aston Villa), simplesmente um dos maiores provocadores.
Para quem não se lembra do cidadão, foi o mesmo que resolveu esfregar o prêmio Luva de Ouro, da Copa de 2022, por ser vaiado pela torcida francesa. Sim, um exemplo de fair play e classe dentro de campo (contém ironia).
A grande questão é que Vini não se curvou diante dos racistas. Sim, esse tema deve ser colocado neste contexto, pois é bom lembrar que existe um grande grupo na imprensa europeia que compara as provocações do brasileiro com sua luta contra o preconceito racial, como se uma fosse anular a outra. Uma bobagem sem tamanho.
Como não se ajoelhou na frente destes infelizes, o atacante acaba sendo preterido em uma premiação que seria obvia para qualquer pessoa.
Entendo aqueles que ficaram raivosos pelo fato do Real Madrid não se fazer representando na França, mas era necessário marcar uma posição sobre algo realmente absurdo dentro do ambiente esportivo.
Mesmo sabendo que Vini Jr nunca lerá este texto, quero deixar algo bem claro. QUE SE DANE A FRANCE FOOTBALL E SEU ELEITORADO!!!
Está muito claro que Vinicius Junior é o BOLA DE OURO, pois foi premiado por quem realmente faz esse esporte acontecer: O POVO!!!
Baila, Vini!!!
Até a próxima, Produção!!!



Deixe um comentário