A lista de Dorival Jr.

Dorival Jr. divulgou sua primeira lista de convocados como técnico da seleção brasileira. Para os jogos contra Espanha e Inglaterra, o treinador resolveu apostar em uma mudança gradual. Jovens destaques, principalmente em posições carentes, foram chamados ao lado de experientes. O treinador deixa claro que não vai sair arriscando quem nem um maluco para montar o grupo que buscará sair da lama em que foi deixado o selecionado nacional em 2023.

A nova fórmula de trabalho foi deixada bem clara durante a entrevista coletiva na sede da CBF. Dorival quer ter a maior calma possível para lidar com as dificuldades da seleção e entender o que é possível fazer dentro deste processo.

Nenhuma reformulação pode ser feita de maneira radical. Ela necessita de mudança contínua e pautada em cima do reconhecimento do que alguns desses atletas fizeram ao longo dos anos, por merecerem estar onde estiveram, e naturalmente continuarão a estar”, disse Dorival.

No gol, Ederson (Manchester City) aparece como um titular óbvio, mas acompanhado de nomes que podem ser pensados além de 2026 como Bento (Athletico-PR) e Rafael (São Paulo). Neste caso não vejo tantos motivos para questionamentos. Alisson (Liverpool) não consegue se destacar pela seleção e Weverton (Palmeiras) não está em boa fase.

Nas laterais a convocação sempre será uma aposta. A falta de jogadores dominantes nessa posição cria tanto um desafio de convocação quanto um desafio tático. A maioria acaba atuando mais como um ala e sofrem com questões defensivas. Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto) entram nesse desafio. Danilo pode ser um terceiro zagueiro, mas os demais precisam ser mais bem compreendidos com a camisa amarela (ou azul).

Na zaga, Marquinhos (PSG) e Gabriel Magalhães (Arsenal) entram com a experiência de seleção, mesmo com baixa idade, e contam com a companhia de dois destaques que precisam passar por esse teste maior: Beraldo (PSG) e Murilo (Palmeiras).

Agora vem a parte mais complicada, o meio-campo. A falta de um meia de articulação dificulta muito a vida da seleção. Raphael Veiga (Palmeiras) poderia ser um nome, mas esteve afastado nas últimas semanas e perdeu espaço para essa convocação, mas acredito que será lembrado para a Copa América.

As voltas de Lucas Paquetá (West Ham) e Andreas Pereira (Fulham) podem ser boas notícias para esse setor, mesmo assim nenhum dos dois é o “10” que esperamos. André (Fluminense) é o sobrevivente da “Era Diniz” e Pablo Maia (São Paulo) é a “surpresa” da lista.

Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester City), Douglas Luiz (Aston Villa) e João Gomes (Wolverhampton) são os nomes mais tranquilos para essa lista. Nomes como Zé Rafael (Palmeiras) e Mauricio (Internacional) podem ser lembrados no futuro.

O ataque conta com a novidade de Savinho (Girona). No restante, nomes que já passaram pela seleção, mas que precisam ter um melhor entendimento tático para que sejam mais bem aproveitados. Endrick (Palmeiras) e Rodrygo (Real Madrid) podem ser aproveitados em mais de uma posição no ataque.

Raphinha (Barcelona) e Vini Jr. (Real Madrid) são cartas marcadas nas pontas. Gabriel Martinelli (Arsenal) precisa de mais oportunidades. Richarlison (Tottenham) precisa se encontrar, pois quem ficou de fora está com fome para entrar nessa vaga na seleção como Gabriel Jesus (Arsenal) e Pedro (Flamengo).

Placar

Claro que ainda tem um ponto que só será compreendido após a Data Fifa: o nosso comportamento com o placar da partida. Claro que ganhar de Espanha e Inglaterra seria fantástico, porém, com uma seleção em formação e tentando encontrar um caminho, qualquer resultado deve ser entendido com ressalvas.

Se vencer às duas partidas a seleção não vira favorita ao hexa e se perder não vai ser ameaçada de eliminação nas Eliminatórias. Temos que prestar mais atenção no comportamento dentro de campo do que nos números do placar eletrônico. A seleção precisa de qualidade e só um bom futebol vai conseguir atrair novamente o brasileiro para o mundo da seleção, como quer Dorival Jr.

Deixe um comentário

Autor

Avatar de Carlos Carvalho

Written by